Focus Group

Uma das pesquisas qualitativas mais utilizadas.

Focus Group

Os grupos focais são bastante utilizados para identificar e comprovar motivos num processo de investigação qualitativo. As entrevistas grupais, conduzidas por um profissional especializado (moderador), que conduz os participantes para detalhar sobre um tópico específico.

Geralmente essa reunião ocorre numa sala com espelho, onde a empresa contratante pode acompanhar todo o processo. Toda a reunião é gravada o que garante que os detalhes discutidos sejam profundamente analisados.

Focus Group

O moderador que conduz essa reunião, cria propositalmente um estado emocional adequado para deixar o clima mais leve possível de modo que os participantes se sintam à vontade para expor de forma clara suas opiniões a respeito do tema, direciona o grupo para não desviar o foco principal a ser discutido, o que exige uma alta capacidade para conduzir o grupo a detalhar o tema até que os motivos e causas estejam claros o suficiente para elucidar uma determinada tese.

Geralmente o grupo deve ter entre 6 e 12 participantes, que é um número adequado para uma boa discussão, cada membro do grupo é escolhido de forma criteriosa, de acordo com os objetivos da investigação. Se houver necessidade, quando os perfis podem ser agrupados ou separados de acordo com as afinidades e o objetivo da análise.

O moderador garante que todos os convidados exponham sua opinião a respeito do tema, ele garante que todos tenham voz e opinião.

Todos os pontos são avaliados, desde falas, expressão corporal e reações dos participantes, geralmente um agente o Instituto MESC anota todas as expressões e reações dos participantes para determinar os assuntos de maior relevância da investigação.

Essas reuniões são de grande valia e podem contribuir para identificar possibilidades e motivos. Ela pode ser realizada antes ou depois da pesquisa quantitativa, se for antes, ela vai comprovar motivos previamente identificados que podem contribuir para a construção de questionários mais consistentes afim de ajudar com maior detalhamento as investigações dos pontos críticos. Quando é realizado posteriormente a pesquisa quantitativa, ela comprovará as teses que foram levantadas e ajudará a elucidar motivos e detalhes sobre um tema já identificado na parte quantitativa. Em ambos os casos é extremamente importante para o processo de identificação das oportunidades de melhoria.

Grupo focalizado em entrevista em profundidade (REA e PARKER, 2002, p.93):

Grupo = os participantes se interessam pelo assunto da discussão e irão interagir uns com os outros no decorrer da sessão.
Focalizado = a discussão é limitada e trata de um pequeno número de assuntos fixos em formato semiestruturado.
Entrevista = um moderador dirige e conduz a discussão, obtendo informações dos participantes do grupo.
Profundidade = a natureza da discussão é mais penetrante e completa do que é possível em conversas casuais ou no processo de pesquisa por amostragem.


Vamos agendar uma reunião?
Podemos planejar juntos?

Quer que o MESC te ajude com isso? Mande um WhatsApp para 11 98956-1630
ou e-mail para contato@institutomesc.com.br

O MESC é especialista em pesquisas de satisfação Saber mais
Copyright © 2019 Todos os direitos reservados.
contato@institutomesc.com.br · +55-11-4155-1467 · MESCnoSkype